Método de Elementos Finitos

Desenvolvimento de Modelos Numéricos

  • Simulação de fraturamento hidráulico;
  • Desenvolvimento de técnicas de Galerkin descontínuo;
  • Simulação numérica de escoamentos compressíveis;
  • Modelos numéricos para placas e cascas laminadas curvas;
  • Aplicação de diferenciação automática em cálculos de elementos finitos.

Programação de Aplicações Finais

Computação Paralela Aplicada a Elementos Finitos

Métodos hp-adaptativos 3-dimensionais


Simulação de Processos

Aplicação de Técnicas de Computação Científica em Simulação de Processos

  • Simulação de Resposta Dinâmica de Amortecedores;
  • Aplicação de Técnicas de Programação Paralela, Banco de Dados e Modelagem Orientada para Objetos em Software de Call-Center.

OOPar (Object Oriented Parallelism)

Computação Paralela Aplicada a Software Cientí­fico

Desenvolvimento e manutenção do Ambiente OOPAR


Desenvolvimento de Softwares

Integração de Software Cientí­fico ao AutoCad Utilizando a Biblioteca Arx

Cálculo Estrutural com Elementos Finitos Integrado ao Autocad.

Desenvolvimento de Software de Elementos Finitos

O método de elementos finitos é uma poderosa ferramenta de resolução de equações diferenciais. Sua aplicação existe em praticamente todos os campos da engenharia e da matemática aplicada. O LabMeC desenvolve um programa de elementos finitos em linguagem C+ seguindo a filosofia de orientaçào a objetos denominado PZ. O PZ permite a resolução de problemas de elasticidade (vigas, cascas e sólidos), mecânica dos fluidos, fenômenos de transporte, entre outros. O programa PZ dispões, ainda, de um pacote de auto adapatatividade hp em uma, duas e três dimensões.

Desenvolvimento de Software de Topografia no AutoCad

Ainda utilizando-se das bibliotecas ARX, o LabMeC desenvolve um programa de topografia no AutoCad, com as capacidades de leitura de um arquivo proveniente de um teodolito. Através dos códigos inseridos pelo operador do teodolito, o processo de geração dos arquivos CAD do levantamento é automatizado, desde o processo de verificação de erro do levantamento (fechamento da poligonal) até o desenho de blocos representando objetos medidos, tais como postes, árvores, caixas de passagem, etc.

Desenvolvimento de Software de Engenharia Estrutural no AutoCad

Através das bibliotecas ARX, o programa AutoCad da AutoDesk permite a implementação de entidades derivadas das entidades do AutoCad como pontos e linhas. Assim, pode-se implementar um elemento de viga como derivação da entidade linha (line). Programam-se os atributos necessários para uma viga e aproveitam-se todas as funcionalidades que o AutoCad dispõe para a linha. A interface gráfica com usuário é feita dentro do AutoCad, com todas as suas funcionalidades. E as funcionalidades extras necessárias podem ser programadas, como, por exemplo, janelas de diálogo. Já foi desenvolvido no LabMeC um programa para cálculo estrutural com elementos de viga tipo pórtico tri-dimensional, nós e apoios.

QR Code: URL of current page
QR Code: URL of current page linhas-pesquisa:start (generated for current page)